Blog

  • Home
  • Blog
  • O Brasil é o 4° país com mais ataques disseminados por e-mail, mostra pesquisa da Fast Facts da Trend Micro.

O Brasil é o 4° país com mais ataques disseminados por e-mail, mostra pesquisa da Fast Facts da Trend Micro.

O Brasil é o 4° país com mais ataques disseminados por e-mail, mostra pesquisa da Fast Facts da Trend Micro.

O número foi trazido pelo relatório “Fast Facts”, da Trend Micro, que analisou o panorama mundial de ameaças cibernéticas em janeiro de 2022. O estudo mostra que os Estados Unidos permanecem na liderança, com 30%, seguido pela Rússia, com 6,2%. O Japão ficou em terceiro, com 6,1% e o Brasil com 4,1% na quarta colocação. A China (3,4%) fecha a lista Top 5 da categoria.

Ao todo, foram registrados pouco mais de 9 bilhões de ataques neste primeiro mês de 2022, sendo 5 bilhões, 773 milhões realizados via e-mail (64% das ameaças detectadas). Em 2021, a Trend Micro bloqueou 94,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 42% em relação a 2020. Deste total, quase 70 bilhões de ameaças ocorreram por e-mail. O Brasil também permaneceu, em janeiro, na liderança do ranking de países que mais enviam ameaças de extorsão e sextorsão (do termo em inglês, sextorsion), que é a chantagem sexual, tendo como base em endereços de IP únicos. Em janeiro, um outro país da América Latina, a Argentina, figurou entre os 10 mais desta categoria.

Os Estados Unidos continuam sendo o principal alvo das extorsões. Curiosamente, a Venezuela assumiu o segundo lugar em janeiro. O Reino Unido e a Alemanha continuam no ranking dos cinco principais alvos, assim como o Japão.

Os ataques ao setor healthcare parecem consistentemente mais direcionados tanto para os EUA quanto para o Canadá. Por outro lado, no Brasil, o governo sempre figura como o alvo principal, seguido pelas categorias educação, setor financeiro e tecnologia.

Matéria completa no link abaixo:

https://lnkd.in/dQw7fzFg

 
Go Hard!

Olá. Nosso site utiliza cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente destas condições. Não aceito Eu aceito