Blog

  • Home
  • Blog
  • Hackers usam documentos sobre a Rússia e a Ucrânia para ciberespionagem.

Hackers usam documentos sobre a Rússia e a Ucrânia para ciberespionagem.

Hackers usam documentos sobre a Rússia e a Ucrânia para ciberespionagem.

Operadores de ameaças cibernéticas em todo o mundo estão usando documentos com temas sobre a Rússia e a Ucrânia para disseminar malware e atrair vítimas para espionagem cibernética, de acordo com levantamento da Check Point Research (CPR), divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software.

Segundo o estudo, conforme os alvos e a região, os cibercriminosos estão usando iscas que vão desde textos com aparência oficial até notícias e anúncios de emprego. Os pesquisadores de segurança da CPR acreditam que a motivação dessas campanhas é a ciberespionagem com objetivo é roubar informações confidenciais de governos, bancos e outras instituições financeiras e de empresas de energia. Ainda de acordo com o levantamento, os hackers e suas vítimas não estão concentrados em uma única região, mas dispersos por todo o mundo, incluindo América Latina, Oriente Médio e Ásia.
 
A CPR analisou o perfil de três grupos de ameaças persistentes avançadas (APT), denominados El Machete, Lyceum e SideWinder, descobertos recentemente realizando campanhas de spear-phishing visando vítimas em cinco países diferentes. Os malwares têm um multiplicidade de características, podendo operar desde como keylogging (rouba tudo que o usuário digita), na coleta de credenciais (credenciais armazenadas nos navegadores Chrome e Firefox), coleta de arquivos (reúne informações sobre os arquivos de cada unidade e coleta seus nomes e tamanhos, permitindo o roubo de arquivos específicos), na captura de tela, coleta de dados da área de transferência até na execução de comandos.

A CPR constatou ainda que, no âmbito global, registou-se um aumento de 16% no número de ciberataques. Os pesquisadores da Check Point Software têm monitorado de perto o fluxo de ciberataques por região e, especificamente, nos países que compõem  a Otan.

Leia mais sobre a matéria no link abaixo:

https://lnkd.in/dPhTTBQc

Go Hard!

Olá. Nosso site utiliza cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente destas condições. Não aceito Eu aceito