Blog

  • Home
  • Blog
  • Falhas de segurança atingem fabricantes globais de chips.

Falhas de segurança atingem fabricantes globais de chips.

Falhas de segurança atingem fabricantes globais de chips.

Vulnerabilidades nos decodificadores de áudio utilizados pela Qualcomm e MediaTek, dois dos maiores fabricantes de chips do mundo, permitem que um invasor acesse remotamente arquivos multimídia e conversas via áudio de smartphones com Android. O alerta é da Check Point Research (CPR), divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software, que estima que mais de dois terços de aparelhos do mundo com o sistema operacional do Google podem estar vulneráveis em algum momento. Segundo a investigação, o código vulnerável tem por base o código compartilhado pela Apple há 11 anos.

As vulnerabilidades foram identificadas, concretamente, no Apple Lossless Audio Codec (ALAC), também conhecido por Apple Lossless. O ALAC é um formato de codificação de áudio desenvolvido pela Apple e apresentado pela primeira vez em 2004 para compressão de informação de áudio digital sem perdas. Em 2011, a fabricante do iPhone abriu o código do software e o formato ALAC foi incorporado em muitos dispositivos e programas de reprodução de áudio não-Apple, incluindo smartphones Android, bem como leitores e conversores de mídia Windows e Linux. 

“Descobrimos um conjunto de vulnerabilidades que poderiam ser utilizadas para execução remota e concessão de privilégios em dois terços dos dispositivos móveis de todo o mundo. E as vulnerabilidades eram de fácil exploração. Um cibercriminoso poderia enviar uma música (qualquer arquivo multimídia) e, assim que reproduzido pela potencial vítima, poderia ter injetado código malicioso no serviço de reprodução. O cibercriminoso poderia ver o que o usuário visualizava”, diz Slava Makkaveev, pesquisador e especialista em Engenharia Reversa e Pesquisa de Segurança na divisão Check Point Research.

Para proteção dos usuários, os pesquisadores da CPR recomendam a atualização regular de sistemas operacionais, uma vez que todos os meses o Google lança atualizações de segurança no Android.

Matéria completa no link abaixo:

https://lnkd.in/d6aZQRmJ

 
Go Hard!

Olá. Nosso site utiliza cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente destas condições. Não aceito Eu aceito