Blog

  • Home
  • Blog
  • As ameaças escondidas em malwares nos roteadores

As ameaças escondidas em malwares nos roteadores

As ameaças escondidas em malwares nos roteadores

Malwares podem infectar seu roteador, diminuir a velocidade da conexão com a Internet e roubar dados. Explicamos como proteger seu Wi-Fi.

-Por que roteadores?
Os cibercriminosos têm como alvo os roteadores principalmente por dois motivos. Primeiro, porque todo o tráfego de rede passa por esses dispositivos; segundo, você não pode escanear um roteador com um antivírus comum. Portanto, o malware que se instalou no roteador tem muitas oportunidades de ataque e muito menos chance de ser detectado – e menores ainda de ser excluído. Vamos agora falar sobre algumas coisas que os cibercriminosos podem fazer com um roteador infectado.

-Como os malwares entram nos roteadores?
Existem duas maneiras principais de plantar malware em um roteador: adivinhando a senha do administrador ou explorando uma vulnerabilidade no dispositivo.

-Como proteger sua rede?
Se você deseja proteger seu roteador doméstico ou corporativo e manter seus dados seguros:

1-Pelo menos uma vez por mês, verifique o site do fabricante para obter as atualizações mais recentes do firmware do roteador. Instale-os assim que estiverem disponíveis. Para alguns modelos, os patches chegam automaticamente, mas às vezes você precisa instalá-los manualmente. Informações sobre a atualização do software do seu dispositivo também podem ser encontradas no site do fornecedor.

2-Crie uma senha de administrador forte e extensa para seu roteador. E, para não esquecer a combinação, use um gerenciador de senhas.

3-Se você for habilidoso o suficiente ou encontrar instruções (no site do mesmo fornecedor, por exemplo), desative o acesso remoto às configurações de administração do roteador.

4-Configure o Wi-Fi corretamente: pense em uma senha exclusiva, use um padrão de criptografia sem fio forte e configure redes de convidados para que as visitas e os vizinhos descuidados (ou mal intencionados) não espalhem malware em sua rede a partir de seus dispositivos infectados.

5-Use um app de VPN que vai criptografar todas as informações de saída antes de passá-las para o roteador, mantendo-as protegidas contra cibercriminosos, mesmo que tenham infectado o dispositivo.

Leia mais sobre a matéria  no link abaixo:

Olá. Nosso site utiliza cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente destas condições. Não aceito Eu aceito